Afinal, o que é verdade? Bem, por muitas vezes deixamos o senso comum nos confundir em relação a esse conceito, nos levando a crer que o mesmo tem a mesma significação de "realidade". A verdade ou sua ausência só se faz existente através do nosso julgamento sobre uma coisa ou ação, sobre o valor de verdade da informação.
Entretanto, é importante ressaltar que o conceito de verdade é uma construção sócio-histórica que varia de acordo com cada sociedade. Durante a Grécia clássica (330 a.C.) por exemplo, a verdade é entendida como evidência, aquilo que se mostra. Na Idade Média (de 1500 d.C), por sua vez, ela é encarada como a conceitos lógicos e abstratos que são capazes de operar sobre a realidade. Por fim, a visão contemporânea apresenta várias vertentes sobre o conceito de verdade, dentre eles se destaca o de Nietzsche: "Não há fatos, somente interpretações".
A partir desse conceito de Friedrich Nietzsche podemos abordar a teoria relativista, que busca entender o mundo através de óticas e não de certezas. Desde Max Weber e o relativismo científico, até Michel Foucault com a frase "Se a interpretação nunca se pode completar, é porque simplesmente não há nada a interpretar...pois, no fundo, tudo já é interpretação", o número de relativistas é enorme e estes têm influenciado fortemente nossa produção intelectual ao longo de nossa história.
Davi Pinho, 88986
Davi Pinho, 88986
Nenhum comentário:
Postar um comentário