Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Superestrutura: o reflexo social.

 A noção mais simples de superestrutura, que ainda está em uso, é a do reflexo, da imitação ou reprodução, de modo mais ou menos direto, da realidade da base na superestrutura. É claro que critérios positivistas de reflexo e reprodução davam suporte a essa noção. Mas visto que essa relação não está dada em muitas atividades culturais reais, ou pelo menos não pode ser encontrada sem forçar ou mesmo violar o material ou prática em estudo, foram introduzidas as diferenças temporais, as famosas defasagens; as várias complicações técnicas; e também os modos indiretos.

Para Marx a superestrutura é fruto de estratégias dos grupos dominantes para a consolidação e perpetuação de seu domínio. Como exemplo podemos citar a seguinte forma, antes de pensarmos que precisamos guardar água nós pensamos de uma forma material então pensamos antes na bacia que vai guardar a água a qual necessitamos, demonstrando assim o nosso valor a materializar as nossas necessidades. 

Essa superestrutura é composta por uma ideologia, seja ela a arte, a política, família, cultura e religião por exemplo que são papeis importantes para a infraestrutura que seriam os meios de produção e as relações produtivas. A mudança da superestrutura só seria eficaz quando a infraestrutura mudasse, pois como a superestrutura é o reflexo ela necessita de algo que vai vir antes dela pois a ideologia do dominante é possui um discurso forte de manipulação e poder.

Iasmim Lamounier
ES99209

Nenhum comentário:

Postar um comentário