O poder do olhar alheio sob julgamento de beleza
Por: Adrielle Mariana - 99210
No google extraordinário é algo que foge do comum, do usual ou previsto, e no filme Extraordinário o protagonista carrega muitos discursos e dependendo do olhar ele pode ressignificar o que você pensa. O longa conta a história de Auggie um garoto que nasceu com problemas e passou por 27 cirurgias para sobreviver e que acabou deixando sequelas esteticamente em seu rosto. Sendo educado grande parte de sua infância por sua mãe, o pai vê o momento da criança entrar em contato com social, entretanto a mãe estava temia sobre o olhar que outras crianças iriam achar de auggie por ser “diferente” das outras.
Durante o longa muitas crianças a princípio se apoiam em discursos de terceiros que não “aprovam” e aceita Auggie meramente por sua aparência, e sabendo que o ambiente escolar pode ser temido e difícil de ser enfrentado, Auggie sendo o diferente na escola não mede esforços, os colegas aos poucos vão surgindo, derrubando assim as barreiras de estética afinal, toda criança não vem com maldade ao mundo, muito menos padrões de beleza pré-estabelecidos, isso é adquirido ao passar do tempo.
Todavia Platão afirmava que não existe uma beleza ideal, apoiando e usando desse pensamento o filme nós faz refletir em como a todo instante tudo é cobrado aos inviduos, em ter um corpo bonito, um cabelo hidratado e roupas bonitas, mas afinal dando uma volta por tudo o filme leva em consideração que beleza é uma construção social e reforça a todo momento que estamos sempre cercados e armados de preconceitos, ressaltando a individualidade do diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário