Os cinco do Central Park/ Foto real. |
Tudo aconteceu no dia 19 de abril de 1989, quando quatro dos cinco jovens estavam se divertindo no parque com outros adolescentes no mesmo momento que a mulher havia sido estuprada. Assim que o corpo dela foi encontrado desacordado na mata, a polícia imediatamente começou uma operação para encontrar o culpado, e foi ai que encontrou os quatro jovens que foram prontamente apreendidos. Mesmo sem ter estado no local, o quinto jovem acabou indo para delegacia apenas para acompanhar o amigo.
Vale ressaltar que todos os jovens são negros e/ou latinos e de baixa renda.
É na delegacia que eles são presos por estupro, tudo isso porque a Delegada resolve ignorar a conduta e passa por cima da lei e sem encontrar indícios e provas concretas, aprisiona os cinco meninos erroneamente até 2002(!!!!). Para isso, a delegada faz os jovens, de em média 16 anos, passarem por diversas pressões, ameaças e agressões - físicas e psicológicas por parte dos agentes policiais, para que admitissem o crime.
“- Por que nos tratam assim?
– De que outra maneira nos tratariam?
Frase retirada da minissérie
Tudo isso acontece a partir de uma opinião pública construída na época da escravidão e que segue até hoje, o racismo. Seguindo o princípios de Locke, a sociedade é uma reunião de grupos de indivíduos e opinião pública e a somatória dos pensamentos individuai, Dessa forma,a opinião foi construída por uma sociedade majoritariamente branca e de classe média a alta, que vêem afro-descendentes como pessoas de má intenção, indignos de bons olhares e do benefício da dúvida.
Após o lançamento da séria, a promotora envolvida no caso foi duramente julgada nas redes sociais e até criaram uma hashtag #CancelLindaFairstein, e pediram o boicote de seus livros e sua remoção de posições proeminentes em diversas associações. Linda Fairstein dirigia a Divisão de Crimes Sexuais e atualmente virou um símbolo de como a justiça americana possui muitas falhas quando se trata de um indiciado negro. Mais uma vez a opinião pública atuou, dessa vez de forma coerente, cerceada por uma corrente em prol da justiça e da igualdade.
Link para os episódios clique aqui
Aline Fonseca
99187
Nenhum comentário:
Postar um comentário