Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

"Os bons selvagens" em Capitão Fantástico

Capitão Fantástico, filme lançado em dezembro de 2016 no Brasil e premiado com grande prestígio no festival de Cannes no mesmo ano, conta a história de um pai que cria seus filhos no meio da selva, se negando a sociedade do consumo. [ o texto contém spoilers]
  Ben, é um pai impecável e apesar de não viverem em uma sociedade infestada pelo ego,maldade e motivadores do consumismo, conseguiu educar corretamente seus seis filhos, que possuem entre sete e dezoito anos, de forma incrível.

 Todos possuem pensamentos críticos, ótimo desenvolvimento musical e atlético, bem como conhecimento da natureza, portanto sabem plantar e cozinhar o que produzem. Esse estilo de vida seria louvável e aplaudido de pé se os filósofos Hume e Adam Smith ainda estivessem vivos. De acordo com eles, o homem não precisa de conviver em sociedade pois é racional o suficiente para viver sozinho, totalmente individualista.


 Conforme a trama vai seguindo, a mãe dos seis jovens, que está na cidade por estar  com depressão, acaba cometendo suicídio e eles acabam indo até para impedir que a família dela produza um velório cristão e a enterre, o que infelizmente acontece .Dessa forma, eles roubam o corpo do cemitério para velar do jeito que a mãe dos meninos, Leslie, queria: ser cremada e que depois jogassem suas cinzas em uma privada. O acontecimento ocorre numa fogueira na selva, rodeada pelos seus filhos e marido cantando sua música favorita: Sweet Child O' Mine, dos Guns N' Roses.


O choque social causado de primeira, ocorre durante o funeral, onde todos se apresentam de blusas bastante coloridas, o oposto da norma social onde todos estão de preto, além disso, como o pai dos jovens os privou de um contato com a sociedade, eles não sabem interagir com o outro. É nesse ponto que o filósofo Hegel vai em contrapartida a Hume e Adam Smith,pois ele acredita que todo homem é sim, um ser social e incapaz de viver totalmente isolado.




Dessa forma, no final do filme Ben decide voltar para cidade,porém na zona rural, com seus filhos, para que ele não "estrague" a vida deles, assim como aconteceu com sua esposa.O mais velho, Bo, extremamente inteligente, foi aceito nas melhores universidades porém decide ir para Namíbia.Já os outros, não deixam de praticar os costumes antes aprendidos mas agora relancionando-os com a vida fora da selva.

O filme se baseia no conceito de Eticidade,lutam para serem aceitos,pelos seus direitos como família e, por fim, lutam pelo seu grupo.

Se interessou pelo filme? clique aqui para assistir a ele!

Aluna:Aline Fonseca
Matrícula: 99187

Nenhum comentário:

Postar um comentário