Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O ser humano é naturalmente mau


           É fácil se mostrar ético quando o mundo está te olhando como uma câmera gigante de julgamentos, mas, a realidade que o ser humano de modo geral tenta esconder (até mesmo os que estão por trás da grande câmera) é que nenhum de nós é realmente bom.
           A artista Marina Abramovic realizou uma performance conhecida como "Ritmo 0" que consistiu em deixar seu corpo ser usado pelo público, juntamente com mais de 70 objetos de todo tipo em uma mesa, durante 6 horas com as seguintes instruções: "há 72 objetos na mesa que se pode usar em mim como quiser. Performance. Eu sou o objeto. Durante esse período eu me responsabilizado totalmente". No início as pessoas se mostraram boas com ela, lhe jogaram rosas, fizeram cócegas, mas depois, percebendo que realmente tinham liberdade para fazer de tudo com ela, começaram a usar da mesma para torturá-la. Tiraram suas roupas, cortaram seu corpo, tocaram suas intimidades, apontaram uma arma em sua cabeça. Depois de seis horas, o galerista informou que a performance havia terminado, a artista começou a andar em direção ao público que fugiu por não conseguir encará-la como uma pessoa, após a usarem como um objeto.

           Em fevereiro de 2017 aconteceu no estado do Espirito Santo uma greve da polícia militar. Esse mês foi marcado por um cenário sangrento e rudimentar onde o povo se viu no direito de cometer crimes de todos os tipos por não ter que arcar com as consequências depois. Aproximadamente 300 lojas foram saqueadas e 219 pessoas foram mortas por aqueles que se aproveitaram do momento de fragilidade e insegurança do estado.



Ética é "o que você faz quando ninguém vê fazendo ou o que você queria fazer se ninguém pudesse te ver". Como se comprova nos relatos citados, quando as regras morais do ser humano são questionadas, ignoradas ou suspensas, nos comportamos como monstros, logo, somos naturalmente ruins, sendo convencidos da bondade por um sistema que determina o certo e o errado com leis, impondo um mínimo de decência ao afirmar que se essas não forem cumpridas haverá uma punição. Não seguimos regras por sermos bons, seguimos para não sermos condenados. Somos maus.

Ana Lusia Horstt - 99196

2 comentários:

  1. Que texto fenomenal, merece um prêmio.

    ResponderExcluir
  2. Esplêndido! 👏🏼👏🏼👏🏼
    Infelizmente a natureza do ser humano é realmente má.

    ResponderExcluir