Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Masculinidade Frágil

Masculinidade Frágil

por: Adrielle Mariana - 99210

Já escutou ou foi chamado atenção pelas seguintes frases: "homem não chora", "homem que é homem não expressa sentimento" ou "para de viadagem porque homem de verdade não faz isso", então com certeza você sofreu pela aceitação de ser quem você é, agindo da maneira que se sente bem. O conceito de masculinidade frágil que vemos e até hoje nos deparamos foi algo construído e moldado pela sociedade antiga (patriarcal e machista) baseada na virilidade do homem, e essa virilidade só poderia ser afirmada com valores ou características como: poder, força, ser ativo sexualmente e etc.
Logo todos os homens que não se "encaixam" a isto não é aceito com amor, direito e solidariedade tanto pela família até mesmo pelo grupo de amigo, sendo assim muitos homens tanto antigamente quanto de hoje são pré-determinados a seguir e agir nesse padrão para se sentirem acolhidos pela sociedade. Assim a sociedade foi construída, caso o homem erre na forma de agi, se o mesmo não é considerado "homem de verdade" ou carregue alguma característica feminina ele é mal visto, pouco aceito e todas essas decisões terá consequências, isto ao ver social. Então partindo desse conceito de que o homem para se afirmar como Homem deve se comportar como machão, durão, intimidador, poderoso, gera decepções tanto para o homem que quer provar aquilo quanto para a sociedade que de forma ou outra é afetada, tudo isso influenciado pelo meio social.
Nesse modo nasce figuras e personagens que posa de "macho alfa" e na maioria das vezes é naturalizado, como por exemplo o Billy - da serie Stranger Things - para o mesmo se sentir aceito durante a drama ele se submete à comportamentos hostil e age como superior, mostrando que tudo que é másculo é mais valioso.



Billy - Stranger Things 

Vale lembrar que todo esse comportamento representado por Billy é fruto de uma sociedade retrógada, onde só o homem é "poderoso" associando isso a Teoria do Reconhecimento vemos claramente que naquela situação, o homem para ser visto como másculo o mesmo é coagido a agir de forma como todos enxergam "certo" assim sendo respeitado e aceito na sociedade.
Finalizando o resultado desse comportamento e obsessão por ser aceito e respeitado, são homens emocionalmente retraídos que não conseguem lidar com problemas mínimos de maneira simples sem desempenhar o papel de "macho alfa" causando na maioria das vezes frustações pessoais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário