Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Modo camaleão ativado

A necessidade que o indivíduo tem de pertencer a grupos, de ter relações com outras pessoas e de ser aceito na sociedade, é conhecida como Teoria do Reconhecimento. O mais importante desta teoria é a de se ter uma relação. "É no encontro com o outro que as identidades se constroem e que a auto-realização pode ser alcançada".

O desejo do ser humano de se encaixar em um grupo é tão grande que o indivíduo modifica o seu modo de vestir, até mesmo a sua personalidade, para que possa ser aceito. Podemos ver isso no filme Meninas Malvadas (Mean Girls), um clássico adolescente, onde a protagonista muda o seu jeito para poder se encaixar em um grupo das "poderosas" da escola.


"Cady Heron é uma garota que até os seus 16 anos foi educada em casa, na África. Ao se mudar para os Estados Unidos, ela começa a estudar pela primeira vez na companhia de outros adolescentes em uma escola comum. Rotulada como 'loser' (fracassada) ela precisa decidir se quer seguir no anonimato ou tornar-se popular naquele ambiente competitivo".

Por nunca ter frequentado uma escola antes (não tendo assim, uma convivência com outros adolescentes), Cady desconhece as regras e hierarquias sociais impostas pelo meio adolescente. No decorrer do filme ela se sente "obrigada" a aderir as características que absorveu das outras jovens, como a futilidade.


"O filme foca na representação feminina perpetuada pelo machismo na nossa sociedade ocidental, as meninas não são malvadas ou fúteis por natureza, e sim pelo meio em que vivem e como essa sistematização narcisista a transformam nisso".

Por: Beatriz Maena Fonseca 
Matrícula: 99207



Nenhum comentário:

Postar um comentário