Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

terça-feira, 20 de agosto de 2019

A ética no jornalismo



O termo ética, do grego ethos, que significa caráter/ costumes superiores, é até hoje amplamente discutido. A ética está relacionada ao bom funcionamento social, evitando que haja injustiças; porém, não deve ser confundida com o sistema legislativo. O agir ético corresponde aos costumes da sociedade em que se está inserido, a capacidade de ação individual e sua consciência de práxis. 

Para o filosofo Immanuel Kant, o fundamento da ética é dado pela própria razão humana e sua noção de dever. Kant defende que a razão cria normas universais, então, quando uma ação ou decisão enquadra-se nas tais “leis universais”, ninguém sairá lesado ou injustiçado, sendo essa uma ação ética. 

Dentro do campo jornalístico o conceito de ética é bastante discutido, pois é imprescindível que haja responsabilidade para com as fontes, o assunto e os receptores ao se publicar uma notícia. Infelizmente, a falta de ética em matérias jornalísticas ainda se faz muito presente, tanto pela falta de cuidado, defesa de interesses próprios e também para alavancar as vendas. Um exemplo muito marcante na história do jornalismo brasileiro, foi o caso da Escola Base. 

Em março de 1994, os proprietários e funcionários de uma escola em São Paulo foram acusados de abuso sexual. A atitude precipitada da imprensa, e também da polícia, fez com que o caso da Escola Base ganhasse uma enorme proporção pelo país todo, sem que nenhuma prova fosse encontrada.  A notícia veio à tona no Jornal Nacional, mas, a mídia no geral expunha com sensacionalismo o fato, explorando o sofrimento das mães e deixando de lado a ética jornalística. Três meses após a denúncia os acusados foram inocentados, porém, a imprensa já havia culpabilizado todos eles, embora tenham transmitido as retratações dos acusados (nunca na mesma intensidade). Nesse momento, os danos já haviam sido feitos e os suspeitos de abuso sexual tiveram suas reputações destruídas. 

Este caso foi importante para a revisão da conduta ética e moral dos jornalistas. Ele tornou-se referência obrigatória nas discussões em cursos de Direito e Jornalismo. Muitos estudos foram publicados a respeito, o jornalista Alex Ribeiro escreveu um livro “Caso Escola Base: Os abusos da imprensa”, lançado em 2003, aonde explicita a irresponsabilidade e precipitação que ocorreram neste caso.


Maria Eduarda - 99199

Nenhum comentário:

Postar um comentário