Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Acorrentados à opinião






Platão utiliza o Mito da Caverna como uma metáfora para explicar a ignorância em que os indivíduos que estão dentro da caverna vivem. Para ele, para sair dela e alcançar o “mundo ideal” seria possível apenas com o uso do senso crítico e o pensamento racional. De maneira análoga, a sociedade contemporânea parece estar presa nesse dilema, uma vez que os fatos objetivos tem pequena importância frente às crenças e apelos emocionais.

A sociedade atual é facilmente passível de influência. Isso nos direciona para um termo bem conhecido na atualidade e regrado de polêmica: Fake News – as notícias falsas, o próprio nome é explicativo e sugere a proliferação de notícias fajutas e que foram indevidamente apuradas antes de publicadas. Nas eleições presidenciais brasileiras, por exemplo, foi notável a disseminação das fake News e impacto que a mesma teve no resultado das eleições e consequentemente na opinião pública.

Contudo, a grande problemática disso é interferência na opinião pública e que está diretamente ligada com o nosso comportamento. A opinião seja qual for, discorre sobre um tema ou pessoa que não se conhece, mas que se pauta no palpite do senso comum. Diferentemente, da hipotesis que é baseada em conhecimentos teóricos. Todavia, embora o senso comum seja imprescindível para instigar a dúvida, as pesquisas e ciência, já que por causa dele que são gerados estudos (exemplo: estudos se manga com leite faz mal), é importante destacar que a opinião tem grande peso em sociedade. Aliás, é justamente por causa dela que muito conhecimento (útil ou inútil) é repassado. A opinião pública é, assim, fruto de outros os quais a reproduzem.

Sendo assim, é perceptível que os indivíduos estão “presos”, “acorrentados” em suas zonas de conforto e opiniões pouco embasadas teoricamente. Esse excesso de informação que nos circunda, é mal investigado e compartilhado de forma desenfreada.

Nome: Alice Ruschel Mochko
Matrícula:99178


Nenhum comentário:

Postar um comentário