Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

domingo, 27 de outubro de 2019

Vida de gado? Não, de inseto.

Os teóricos do funcionalismo enxergam a sociedade como cada parte desta mesma sociedade que possui uma função para manter a estabilidade dela.

Durkheim por exemplo cria o conecito de solidariedade mecânica, ou seja, enxerga a sociedade como um corpo vivo, um organismo cujas partes - cada instituição e cada indivíduo - cumprem papéis determinados e existem em função do todo.  

Observando o filme muito amado pelas crianças da época, Vida de Inseto é um claro exemplo pois é possível encontrar uma vivência harmônica entre todos os membros daquela colônia. A ideia de solidariedade mecânica é vista desde o início do filme, quando Flik personagem principal, derruba toda a oferenda acumulada no verão inteiro para satisfazer às exigências dos gafanhotos. No momento em que os gafanhotos e "donos" da oferenda não conseguem pegar a sua comida, ficam furiosos, ameaçam e obrigam as formigas a passarem o verão todo repondo a colheita perdida.Essa cena representa uma quebra do pensamento coletivo que a sociedade possuía, uma vez que o personagem Flik age afetando toda a colônia, quebrando, portanto, o elo que os unia e os tornava solidários. O ato do Flik é visto, portanto, como ato contra toda a sociedade.

Outro aspecto de uma sociedade mecânica é a divisão de trabalho presente no filme. Temos:
- Princesa Atta, que estava sendo preparada para suceder o trono de rainha. A solidariedade mecânica se apresenta na profissão da princesa, pois este independe de sua vontade, antes de ela nascer, este já estava definido.
- Outras formigas, as tarefas são divididas pelo sexo e idade, e não dependem de uma escolha e de uma vocação para aquilo. Tudo isso é passado de geração em geração.

Aline Fonseca, 99187

Nenhum comentário:

Postar um comentário