Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

domingo, 27 de outubro de 2019

Transmissão cultural e a mass media

Como visto em sala de aula, é possivel incluir diante das perspectivas de Thompson a respeito da sua obra "Ideologia e Cultura Moderna" a utilização do "mass media" por grandes empresas televisivas.

O desenvolvimento da "mass media" está ligado ao surgimento do capitalismo, é um grande exemplo disso é o futebol ou esportes em geral. A Globo é a maior empresa televisiva do Brasil e com isso buscou obter direitos exclusivos para a exibição dos jogos da Copa do Munda na Rússia em 2018.
Uma só empresa pode ser dona de diversos jornais, de canais de
televisão, de rádio, de produtoras e distribuidoras de discos e de editoras. Não é
gratuitamente que a mídia é chamada de "quarto poder", uma percepção que sempre
esteve presente, conforme o autor demonstra na análise das discussões políticas
sobre a
'mass media'.















A busca pelo grande nível de audiência, levou a empresa a gastar o quanto fosse necessário, já que sabia que o Brasil é definitivamente o país do futebol. Aulas acabam mais, cedo, funcionários encerram o expediente antes do horário regular, tudo isso para ficar grudado na tela da televisão e não perder nenhum passe. Com grandes níveis de audiência, grandes marcas buscam por um espaço de destaque dentro da Globo, a empresa se beneficia com isso de modo a cobrar uma fortuna por segundo para aparecer nas propagandas durante a exibição de uma partida.


Aline Fonseca, 99187







Biliografia da citação: A. F. D. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, 427 p. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 3, n. 1, p. 143, 22 nov. 2010.
recepção de formas simbólicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário