Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Falsificacionismo em Nine-Nine

Brooklyn Nine-Nine é uma série de televisão que conta com uma história de detetives e policiais que trabalham no 99º esquadrão de polícia de Nova York. Jake peralta é um detetive que ama o seu trabalho, mas o leva não tão a sério. 

É possivel compararmos uma série atual com os pensamentos de Karl Popper a respeito do indutivismo e dedutivismo. Karl Popper fez críticas à indução, acreditava que o princípio indutivo do método científico buscava comprovar teorias mediante a experiência decorrente da observação cuidadosa de uma série de eventos. Jake baseia-se em pré-concepções e faz prévias suposições sobre o que aconteceu em certa cena de crime e somente após isso, faz uma versão de testes para comprovar o que pensou.

Entretanto, em alguns episódios sua parceira de trabalho Amy, refuta muitas ideias de Jake por ser muito mais calculista, e defende o método indutivo determinado por Popper, quando observa todas as características da cena e aí sim faz sua suposição sobre o que aconteceu.

Detetive Amy anotando suas observações sobre o caso antes de tomar alguma ação 


O falsificacionismo ocorre quando algum dos detetives erra em sua suposição e deve criar outra hipótese sobre o que realmente aconteceu. Provando que a ciência não é fixa como Popper acreditava, e assim, se faz necessária de uma total reformulação para que ela se tornasse verdadeira e novamente,  aberta para novas refutações. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário