Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Comunicação em massa e transmissão cultural


A tecnologia é indiscutivelmente importante para o mundo, pois foi responsável por muitas das mudanças na história e influenciou a realidade em que vivemos. Rádio, televisão, computadores, celulares, aparelhos que eram e são essenciais para uma maior facilidade na comunicação.
A comunicação de massa e consequentemente a transmissão cultural não é de agora, mas desde o surgimento das primeiras formas que os primitivos encontraram de se comunicar. O que se pode afirmar é que essa troca de informações é muito mais rápida e fácil atualmente, com os programas televisivos trazendo notícias ao vivo, e a conexão instantânea com qualquer lugar do mundo que a internet nos permite. Essa troca de ideais, de informações e de crenças diz muito sobre nossa vivência em sociedade, pois nos traz a oportunidade de enxergar a diferença entre os povos e sua cultura, e a importância de se respeitar a realidade mista e diversa em que vivemos. O que se espera é que essa facilidade em ver o mundo e sua amplitude, torne as populações cada vez menos intolerantes e preconceituosas perante aquilo que não se assemelha a seus costumes e crenças.
Um exemplo de como esses meios de comunicação possibilitam um maior compartilhamento de ideias e culturas é o fato de podermos assistir a qualquer competição dos mais variados esportes por todo mundo. Não é incomum encontrarmos torcedores fanáticos não apenas por clubes brasileiros, mas também clubes de fora, já que podem acompanhar os campeonatos de outros países com uma facilidade imensa. E não apenas no esporte, mas na música e no cinema, já que consumimos conteúdo de artistas naturais dos mais diversos países e muitos desses se tornam grande ídolos em nossas vidas, ainda que nunca tenhamos de fato conseguido qualquer contato além dos meios de comunicação midiáticos com essas pessoas. 



Ana Caroline De Souza, 99211

Nenhum comentário:

Postar um comentário