Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Amor: Verdade Absoluta | William Shakespeare

Pensando no conceito de verdade quanto ser relativa ou absoluta, me vi questionando o quão longe esse significado era capaz de ir, e então, resolvi fugir um pouquinho da abordagem em sala de aula, quanto à verdade na Ciência ou Jornalismo, e trouxe um pouco dessa verdade no campo dos grandes escritores e romancistas, como Shakespeare.



Antes de qualquer outra coisa, acho importante citar que não achei no Google análises sobre a frase, então, tudo aqui abordado será somente devido ao conhecimento que obti em aula e no seminário que constava sobre a Verdade.


Verdade
substantivo feminino
1.
propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade.
"a v. de uma afirmação"

Absoluto
adjetivo
1.
que se apresenta como acabado, pleno.

Conforme foi dito e discutido em sala de aula, a comparação de Verdade e Realidade é contraditória, pois sabe-se que uma realidade pode ser verdade na concepção de uma pessoa, e falsidade na concepção de uma outra. Isso acontece porque a definição de uma verdade/falsidade está no juízo exercido por alguém diante de determinado fato, e isso é dependente de todo um contexto no qual um indivíduo está inserido. O que é verdade para uma pessoa, pode não ser verdade para outra, e assim por diante.

Então, me vem o questionamento:

A verdade é realmente absoluta?

Na minha concepção e de alguns filósofos como Nietzsche, que acreditava fielmente que tudo se relativiza de acordo com as interpretações, que no caso, todos possuem uma concepção diferente, não.

Mas e o amor, é absoluto?

Levando em consideração que é impossível qualificar a validade e sucessos de todos os relacionamentos afetivos existentes, seria impossível dizer que o amor é absoluto. Muitos dão certo, sim, seja entre casais, pais e filhos, mas outros, não dão. E o entendimento de que algo pode ser absoluto para um, e relativo para outro, já prova que tudo, na verdade, já é relativo.

“Tudo é relativo. Eis o único princípio absoluto.” - Augusto Comte




Isabelle Oliveira
Matrícula: 99200


Nenhum comentário:

Postar um comentário