A resposta segundo John B. Thompson em sua obra “Ideologia e Cultura Moderna” , é: os dois. Isso porque ao mesmo tempo que o carnaval é responsável por ser um evento de proporções globais reconhecido pelo mundo, ele também é uma forma que a televisão achou de expor um assunto que interesse a uma maioria e possa gerar retorno financeiro.
Uma frase dita por Thompson que analisa esse aspecto de tratar a cultura como uma forma de globalização e a expandir/acrescentar valor é a seguinte:
"Mesmo as formas de entretenimento que existem por muitos séculos, tais como a música popular e a competição esportiva, estão hoje entrelaçadas com os meios de comunicação de massa. Música popular, esportes e outras atividades são em grande parte mantidas pelas indústrias da mídia, que estão envolvidas não apenas na transmissão e apoio financeiro de formas culturais preexistentes, mas também na transformação ativa dessas formas." (1995, p. 219)
Com isso, Thompson deixa bem claro que para se firmar no meio midiático, um evento, por exemplo, como ele cita no livro, a Fórmula 1, deve sofrer modificações leves ao longo do tempo para se adaptar ao público e avanços midiáticos/culturais, isso explica por exemplo porque o carnaval durante o tempo foi alterando sua forma de aparição nos canais de televisão. Tudo está ligado a transmissão de cultura em uma maneira que priorize o lucro e ao mesmo tempo a ativação do conteúdo quanto à épocas e fases.
Na primeira foto, o carnaval na televisão em 1990. Na segunda, o carnaval na televisão em 2019 |
É bem visível o quanto mudou a estrutura do evento na televisão, e isso aconteceu devido a diversos fatores, como o avanço da TV digital, da cultura dos povos, e entre outros motivos, que juntos contribuíram para a não estagnação das transmissões televisivas.
Isabelle de Oliveira
Matrícula: 99200
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