Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sábado, 30 de novembro de 2019

Tsunami da ideologia

“A onda” é um filme de 2008 produzido na Alemanha que conta a história de um professor de 2º grau que foi designado para lecionar uma disciplina eletiva sobre autocracia

 O professor inicia a aula fazendo indagações básicas para se compreender as características da autocracia. Durante o decorrer da discussão o professor se impõe de maneira autoritária estabelecendo regras para que os alunos sigam. 
  Após muita resistência, os alunos acabam acatando as ordens do professor, que para as próximas aulas determinam que todos usariam branco como uma maneira de uniformiza-los e  a fim de criar uma unidade, além de criar um nome para o grupo intitulado de A Onda.

A situação foge do controle quando a classe realmente adere a ideologia fascista imposta pelo professor. Criam logo para o nome do grupo, fazem pichações pela escola, se envolvem em brigas de gangues. Apo´s tantas confusões envolvendo essa ideologia, o professor decide acabar com essa história, o que deixa um dos alunos revoltados. Segundo o professor, eles  a doutrina fascista tomou conta da classe, sem a percepção dos mesmos e explica que aquilo era inaceitável. 

Portanto, conforme visto em sala, a ideologia é capaz de esconder os conflitos que existe no mundo, tudo isso por meio de uma falsa harmonia e condições de progresso.

Aline Fonseca
99187

Nenhum comentário:

Postar um comentário