Segundo o teórico Karl Marx, a sociedade pode ser dividida em dois grandes grupos: a
Infraestrutura - parte explorada da sociedade, formada pelos empregados, e a Superestrutura - parte dominante da sociedade, que numerosamente é menor do que seus subordinados, mas seu poder os controla.
A história de Robin Hood se passa em na Inglaterra no século 12, o país possuí um reinado vigente muito rico, que representa a Superestrutura,. Já a população, subordinada ao rei, vive condições precárias devido a altíssima cobrança de impostos da coroa.
Robin Hood é conhecido como o "herói dos pobres", ele burla essa estruturação proposta por Marx, pois rouba o dinheiro da Superestrutura e dá à Infraestrutura. O justo, não? hahaha.
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
Postagem em destaque
Quem influencia quem?
Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...
Nenhum comentário:
Postar um comentário