Símbolos/Signos: palavra ou imagem que que representa algo diferente de si mesmo e que é objeto por ter com estes uma relação de semelhança; alegoria, comparação, metáfora.
A Semiótica é a ciência geral das linguagens, das relações entre os signos e os significados nas construções de sentido. Signos, ou símbolos, são palavras ou imagens que representa algo diferente de si mesmo, sendo objeto por ter com estes uma relação de semenlhança, alegoria, comparação, metáfora. Se pararmos para analisar esse conceito em nossa realidade, não demora muito para que tenhamos exemplos muito claros. Podemos observar essa ideia nas religiões; um pombo quando visto na rua é apenas uma ave, mas quando representada no altar de uma igreja, representa paz, a presença do Espirito Santo.
Charles S. Pierce elaborou sua noção de signo devido ao interesse em entender as relações entre mente, representação e realidade. Dentre as definições que criou, existe a de que signo é algo que está no lugar de outra coisa para alguém. No seriado de Tv ‘'Chaves’’, Seu Madruga é conhecido como o espertalhão da vila que não tem dinheiro para pagar o aluguél, por isso vive fugindo do dono da Vila, Seu Barriga. Em um determinado episódio, nomeado ‘’Disco Voador’', Chaves usa um código para avisar a Seu Madruga quando Seu Barriga chega a vila, gritando a frase que virou uma das expressões mais marcantes do seriado ‘'já chegou o disco voador’’. Para um outro personagem que passasse por ali, a frase seria no máximo curiosa, vindo de um jovem com a imaginação fértil, mas para Seu Madruga, a frase era um sinal de alerta.
O signo está no lugar de alguma coisa. Isso significa que raramente um signo se refere a si próprio, como o grito de ‘’disco voador’' que representa um sinal de alerta, e não de fato um disco voador, algo totalmente fora dessa esfera.
Ana Caroline De Souza, 99211
Nenhum comentário:
Postar um comentário