O realismo basicamente responde à questão da natureza ou essência do conhecimento. O realismo subdivide-se em duas modalidades: realismo crítico e ingênuo .
O realismo Ingenuo: constituindo a atitude específica do senso comum
Realismo Crítico: resulta de uma atitude que assenta em considerações de natureza crítica do conhecimento.
O realismo na Idade Média representava uma visão do mundo mais sensível , isto é, aquela que pode ser captada pelos Sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato).Enquanto que o nominalismo nascia de uma visão mais concreta e antiespiritual das coisas.
Exemplo: Uma música existe realmente, porque foi captado pela audição. Note-se que a música não é concreto, nem físico, nem material, mas mesmo assim pode ser considerado real devido à capacidade humana de converter aquelas ondas em um sinal compreensível.
Aline Fonseca
99187
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
Postagem em destaque
Quem influencia quem?
Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...
Nenhum comentário:
Postar um comentário