Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Porque maçã é maçã e uva é uva?

Muitas vezes nos perguntamos o porquê algo se chama algo e uma outra coisa não possui o mesmo nome, creio que todas as pessoas já se questionaram de onde surgiu a ideia para nomeação de alguma coisa, e assim, o porquê da especificidade do nome de algo. Para a filosofia, isso faz sentido, e por isso os filósofos se organizaram em duas vertentes para entender esse pensamento.


Realismo: Crê que as palavras são entidades reais, que fazem um sentido quando comparadas universalmente, descrevendo que pode ser de natureza materialista (quando o significado está nas coisas) ou conceitual (quando o significado está na razão).

Nominalismo: Os conceitos e leis não descrevem a realidade, são apenas nomes, e não se encaixam como conceitos universais e sim, somente particulares, ou seja, palavras que se encaixam para uma categoria e consequentemente, será comum para duas instâncias.


Nesse sentido, a compreensão do porquê maçã não se chama uva, é simples. Para o realismo isso faz sentido pois elas são frutas diferentes, mas ao mesmo tempo estão em uma mesma classe de frutas, o que considera a particularidade do objeto.

Isabelle de Oliveira
Matrícula: 99200

Nenhum comentário:

Postar um comentário