É possível ser completamente objetivo no que se diz? O emissor possuí o controle de fazer com que todos os seus receptores compreendam uma mesma mensagem de modos totalmente iguais?
Uma mesma frase pode ter diferente significados para a pessoa que a ouviu. Isso acontece devido as diferenças entre os homens: sua criação, relação com a pessoa e até mesmo o seu humor naquele dia (alô, tpm!) interferem drasticamente em seu modo de compreender uma informação.
A imagem abaixo ilustra como uma mesma mensagem pode adquirir diferentes significados. Assim como, nesse caso, a fonte utilizada nos mostra dois recados muito diferentes, a voz também é capaz de causar interpretações dúbias sobre o que se pretende transmitir.
O jornalista Reinaldo Polito realizou um estudo sobre as falas de Lula, presidente da república vigente na época. Ele passou a analisar os emails que recebia de seus leitores sobre os discursos do presidente: "Recebi grande quantidade de e-mails me censurando porque elogiei o presidente Lula. E praticamente o mesmo número de mensagens indignadas porque falei mal dele. Quando as minhas palavras se encontraram com a história de vida, crenças e valores dos leitores produziram mensagens diferentes."
Polito foi "vítima" de seu próprio estudo: analisou as formas de recebimento dos discursos de Lula, e, ao publicar o resultado de sua pesquisa, também foi julgado, pois cada leitor compreendeu sua escrita de modos diferentes.
"O processo da comunicação oral pode ir além da escrita dependendo do local, da época, de quem está presente, do que ocorreu antes, do tom de voz e da expressão corporal do orador. Pois temos de considerar que os objetos, ruídos, imagens, cheiros provocam lembranças e reações próprios de cada ambiente."
Maria Eduarda - 99199
Maria Eduarda - 99199
Nenhum comentário:
Postar um comentário