Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sábado, 30 de novembro de 2019

Se não fosse o Van Gogh, o que seria do amarelo?

"Se não fosse o Van Gogh, o que seria do amarelo?" (QUITANDA, Mário).
Quase 50 tons de amarelo – Os girassóis de Van Gogh


Este é, provavelmente, o quadro mais conhecido de Van Gogh, considerado uma façanha em termos técnicos, pois é quase todo pintado em amarelo. Esta cor, aliás, foi a sua favorita – preferência que se manifestou em Paris, sob a influência da arte japonesa.
Brilhante e chocante, este simples vaso de girassóis explode com uma intensa vibração. As pinceladas foram feitas com tinta espessa, que Van Gogh aplicava como um escultor aplica argila para fazer um relevo, a pintura mostra um pouco da estética da arte de Van Gogh.
As cores, sombras de amarelo e marrom, e a técnica expressam um belo mundo de esperança e sol. Na época em que este quadro foi pintado, no entanto, este mundo estava escapando lenta mas inexoravelmente das mãos do pintor em desespero. Talvez a superfície do quadro, agitada, quase maníaca, reflita o estado de espírito do artista, que se aproximava do final trágico de sua vida breve.
Pintor que adorava a natureza e era capaz de enxergar pura beleza nas coisas simples, Van Gogh afirmava que preferi pintar árvores vistas através de uma janela a pintar visões imaginárias.

Laísa Rodrigues de Menezes, 99197

Nenhum comentário:

Postar um comentário