Por: Guilherme de Carvalho Alves
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BlackBox, do Inglês, significa literalmente "Caixa Preta", e faz menção à Televisão. No então, as histórias, causas, consequências e mudanças proporcionadas por esta famosa "BlackBox" são inúmeras.
A televisão surgiu, de fato, em 1920, mas só em 1950 a primeira rede de televisão foi fundada no Brasil, a chamada TV Tupi, dando início a uma era de mudanças e inovações tecnológicas para a sociedade brasileira, assim como para o próprio Jornalismo.
Antes do surgimento dos meios televisivos, todas as notícias eram passadas pelo rádio em primeira mão. Para exemplificar melhor, o rádio era, por exemplo, o meio pelo qual os brasileiros acompanham o futebol. Os programas eram recheados, sempre, de novas notícias, informações o tempo todo e sem se preocupar tanto com o entretenimento do público, afinal, como não haviam muitas opções, os brasileiros não tinham muitas escolhas de concorrência.
Após o surgimento da TV, os programas esportivos, sejam as partidas de futebol ou os programas de debate/notícia passaram a ser bem diferentes. Nas telinhas, o que era visado, sempre foi o lucro, portanto, era preciso achar um meio de se gerar lucro com os programas, como citam Gastaldo e Savenhago, assim como o jornalista esportivo Paulo Vinicius Coelho.
Com isso, os programas esportivos passaram a ser fortemente marcado pelos shows dos apresentadores e integrantes, à fim de cativar o público com debates sem fim, e esquecendo a principal função do jornalismo, noticiar.
Tal afirmativa é comprovada nos programas atuais de TV, como por exemplo o Fox Sports Rádio, da emissora de TV por assinatura, Fox Sports. No programa, grande parte dele é destinado a debates sem sentido, discussões e shows por parte dos membros para que o público se sinta interessado pelas brigas, e não pela notícia. E funciona, já que é o programa de maior lucro da TV esportiva brasileira no horário.
Ou seja, o surgimento da TV proporcionou diversas inovações para a sociedade. Muitas delas extremamente positivas, mas outras, nem tanto.
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
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