Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

De volta a 1500 | A catequização dos índios

Primeira missa no Brasil

De acordo com Karl Marx, o conceito de superestrutura se resume a produção de bens simbólicos, como cultura, ideologia, escola, religião, comunicação e entre outros. Essa superestrutura é derivada do conflito de classes dominante x dominada e acaba por favorecer ao lado dominante.

Um exemplo da argumentação de Marx seria a catequização dos índios em 1549 pelos jesuítas da religião católica, pertencentes a Companhia de Jesus. O fato é que, em um território pertencente a outro povo (os índios), os portugueses como classe dominante, se sentiram no direito de impor uma religião a pessoas que na verdade nem puderam ter a chance de identificar algum desejo por ela, supondo que a religião católica era algo determinante a todos e deveria condicionar uma ideologia.

Índios sendo catequizados por jesuítas
Ao contrário da infraestrutura, que se entende como a organização para produção de bens materiais e serviços para sobrevivência (exploração burguesia e proletariado), a superestrutura é imaterial, possuindo um caráter mais simbólico, e por isso, menos aparente, transformando a estrutura em algo imperceptível e disfarçado enquanto na verdade uma classe exerce domínio sobre outra.

A catequização dos índios é um ótimo exemplo da superestrutura simplesmente pelo fato de que a classe dominante (portugueses) se sentiram no direito de colocar para uma classe dominada (os índios), uma missão que eles haviam decidido entre si, provando o quanto opressor era o sistema o qual impunham.



Isabelle de Oliveira
Matrícula: 99200

Nenhum comentário:

Postar um comentário