Para que se possa diferenciar o ser humano de outros animais, a maioria acha que apenas citar a maneira como o indivíduo age em sociedade é suficiente. Mas, devemos observar os costumes culturais presentes no ser humano, pois, viver em grupo muitos animais vivem.
O ato de se consumir conteúdos culturais se dar devido à transmissão cultural. Esta ocorre pelos meios televisivos, como nas novelas, seriados, jornais, programas sensacionalistas, entre outros; rádio; livros; internet, etc.
Graças à transmissão cultural, o ser humano consegue ter acesso a diferentes culturas. O brasileiro escuta músicas, assiste filmes e séries, que são não só de artistas nacionais. Hoje, praticamente todos os amantes de futebol (ou qualquer outro esporte) torce não apenas para seu time nacional, mas também para times de outros países, porque a transmissão cultural permite que ele conheça e acompanhe o esporte internacional.
Então, percebe-se que a transmissão cultural é de grande importância, pois, abrange os conteúdos culturais oferecidos ao indivíduo, permitindo que ele tenha diversas opções de entretenimento e tenha acesso a diferentes culturas, tornando assim, um mundo com pessoas menos preconceituosas e mais tolerantes.
Por: Beatriz Maena Fonseca
Matrícula: 99207
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
Postagem em destaque
Quem influencia quem?
Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário