Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Honra, sexo e violência

Definido como "princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade", o conceito de honra está presente em inúmeras sociedades. Na sociedade Ocidental o mesmo funciona como grande princípio norteador de ações dos indivíduos. 
Entretanto, este conceito tem perdido força no lado leste do mundo moderno. Em alguns países, onde os esteriótipos populares e tradições carregam peso mais forte, como com os italianos, persas, turcos e árabes, essa ideia de manter uma honra é amplamente defendida e reforçada. Sociedades agrárias feudais, ou outras que fazem o uso da terra e têm enfoque na propriedade das mesmas, possibilitam as condições de vida para que os cidadãos possam cuidar de sua "honra", enquanto que nas sociedades industrializadas não ocorre da mesma maneira. 
Em sociedades mais primitivas, a "honra" feminina é intrinsecamente ligado à sexualidade. Basicamente, a preservação da honra passa estritamente pela manutenção da virgindade  da mulher solteira e pela monogamia. Inclusive, em algumas sociedades é vedada o assassinato de membros de sua própria família  caso a honra da mesma tenha sido violado, gerando desonra a todos os familiares, até mesmo em casos de estupro, por exemplo.

Davi Pinho, 88986

Nenhum comentário:

Postar um comentário