Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Estamos perdidos?

Toda época da humanidade foi acompanhada por uma chaga específica, e a atual não seria diferente. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ibope, em 2013, 98% dos brasileiros se sentem cansados física e mentalmente, fato que evidencia que vivemos em uma sociedade que explora ao máximo seus cidadãos e não se preocupa com os danos disso.
O filósofo Michel Foucault aborda o tema ao analisar nossa sociedade através do conceito de “sociedade da disciplina”. Conceito este que pode ser entendido como a explicação da falha das ideias iluministas, de forma que à medida que burguesia ascende, os ideais de “fraternidade, igualdade e liberdade” somem. Esta sociedade é marcada pela negatividade, onde as normas e meios de controle são fortemente monitorados e o tempo cronometrado, repetido e fiscalizado para forçar uma conduta padrão. A disciplina jamais quer reduzir as forças, mas sim padronizar-las, selecioná-las e torná-las mais efetivas.

A animação “Are you lost in the world like me?” de Steve Cutts aborda exatamente esse aspecto da sociedade, no qual o personagem principal vaga pelo centro de uma sociedade e se depara com os aspectos descritivos usados por Foucault para a sociedade da disciplina. Cansaço, obediência, padronização, solidão, tristeza e negatividade, elementos marcantes da sociedade que vivemos.

Davi Pinho, 88986

Nenhum comentário:

Postar um comentário