É comum vermos séries e filmes que retratam a adolescência/juventude, normalmente, jovens que estudam es escolas perfeitas( sendo públicas ou não) que vivem problemas familiares mas dão um jeito pra tudo, que vivem com conforto e tudo é minimizado pelo contato com as amizades/ envolvimentos amorosos. Porém, a realidade é beeem diferente, e uma das poucas representações cinematográficas totalmente próximas a realidade é o filme Cidade de Deus, o filme conta histórias reais de moradores da Cidade de Deus, bairro periférico do Rio De Janeiro.
Sem romantizar parte nenhuma, deixa claro que os conflitos vividos lá são reais e que a vida para quem vive em uma comunidade não é nada linda, a realidade muitas vezes assusta e ver sendo maquiada perante uma tela de televisão nos trás um conflito, por isso a importância de representações reais.
O filme mostra como muitas vezes o crime é apresentado como solução para crianças e adolescentes que vivem na pobreza e acham não conseguir sair daquela situação, isso é real e chama atenção para um problema público, a crítica social que busca atrair olhares afim de buscar soluções, e para isso é preciso buscar cada vez mais representações como essas.
Laura Beatriz 99194
Nenhum comentário:
Postar um comentário