Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

domingo, 3 de novembro de 2019

Análise ideológica da música "Another Brick In The Wall" do Pink Floyd


Show de Roger Waters em Dublin

A princípio, o conceito de ideologia tem dois principais significados. O primeiro discorre sobre ser ideologia ser um conjunto de ideias que buscam explicar a realidade e as transformações sociais. Enquanto que o segundo como algo negativo: a ideologia como uma forma que uma classe dominante impõe sobre os dominados para esses não verem as desigualdades sociais - conceito marxista.

No mundo onde vivemos é quase impossível viver isento de ideologias. Isso porque, tudo o que falamos, pensamos e fazemos está envolto por ideias produzidas ou não por cada um de nós. Uma música, por exemplo, dependendo de como é elaborada em seu contexto pode ter uma ideologia. A música Another Brick In The Wall do Pink Floyd é um desses exemplos que merece uma análise.
A música integra o décimo terceiro álbum da banda, The Wall, que tem dois discos com 13 faixas cada. 
O conceito do álbum basicamente constroem uma narrativa, com se fosse uma odisseia. As canções são sobre o personagem Pink que paralelamente é inspirada na vida do compositor da música,  Roger Waters.
A música é composta basicamente por três partes. Contudo, a mais conhecida é a parte II que inclusive tem um clipe próprio dela. A canção inteira é lotada de ideologias, mas eis aqui algumas partes que merecem atenção:
We don’t need no education (Nós não precisamos de nenhuma educação)
We don’t need no thought control (Nós não precisamos de nenhuma lavagem cerebral)
No dark sarcasm in the classroom (De nenhum sarcasmo na sala de aula)
Teachers leave them kids alone (Professores, deixem as crianças em paz)
Hey! Teachers! Leave them kids alone! (Ei! Professor! Deixe as crianças em paz!)
All in all it’s just another brick in the wall (No final, é apenas mais um tijolo no muro)
All in all you’re just another brick in the wall (No final, você é apenas mais um tijolo no muro)

Nessa parte, fica claro, alguns momentos difíceis que Pink enfrenta na escola. Um desses momento no próprio clipe, ele é insultado pelo professor que o inferioriza, fazendo com que toda a sala ria dele.  
Essa parte em específico carrega uma ideologia de protesto contra o sistema educacional britânico. O contexto em que a canção foi produzida, a educação era composta por uma forma de educar de forma totalitária, opressora e rigorosa de maneira que não estimulava os valores éticos e nem o pensamento crítico das crianças.
Quando na letra diz "Nós não precisamos de nenhuma educação", quer dizer que as crianças se revoltam a ponto de não querer ser no futuro como as pessoas que a estão educando.
Portanto, é compreensível através dessa música que carga ideológica pacificista, já que o próprio Waters é, seja declarando sua oposição às guerras e sendo a favor dos direitos humanos. 

Clipe da música  "Another Brick In The Wall" do Pink Floyd:

Nome: Alice Ruschel Mochko
Matrícula: 99178

Nenhum comentário:

Postar um comentário